segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Alô alô,
Agora sim, parece que estou finalmente bom, depois de uma semana complicada em que todos os dias só pensava em ir dormir para a cama!

Quinta-feira fui à penetra a um jantar de internacional em que tinha de levar alguma coisa típica e por sorte tinha feito salame de chocolate no dia anterior, antes ou depois de uma pseudo discussão aqui com os meus colegas de jantar. Discussão silenciosa essa! E salame de chocolate não é a coisas mais típica mas serviu e a malta gostou. Fartei-me de conhecer gente!

Sexta foi a véspera do grande MATCH em Estocolmo. E como Portugueses que somos, só na véspera nos lembramos que se íamos para Estocolmo dava jeito ter um tecto para dormir. Estive a tarde toda a tentar tratar disso e qual quê… nada, tudo completamente ocupado! Só mesmo no Sheraton é que havia umas caminhas livres. Convenhamos que apetecia ir mas a carteira puxava para outro lado, lololol. Afinal somos alunos de Erasmus e segundo o Barbosa: “Isto é GUERRA!”.

Só para ter certeza que não ia ser sem abrigo na capital deste país, pensei, pensei e pensei e finalmente me lembrei que a minha avó tinha uma amiga que vivia lá! Pronto, estabeleceu-se o contacto para o caso de não se arranjar de facto o sítio. Depois de tal assunto tratado fui jantar a casa do Vicky em vez do After Work! Belas almôndegas que a Carla afogou em polpa de tomate (pronto, tudo entornado)! Foi uma jantar para a dieta!

Manhã seguinte, apanhar o bus às 6h52, porque a senhora da bilheteira disse que podíamos não marcar bilhete para poupar e que os lugares não marcados eram na carruagem 15, mas era importante chegar 1h antes. Chegamos 40 minutos antes e fomos os primeiros! A primeira pessoa que passou 5min depois foi o revisor a ver se estava tudo bem e só uns 10min mais tarde é que começou a aparecer gente. Como o comboio parava em todas as estações e apeadeiros, era o preço mais barato, demorou 5h a viagem. Ainda conseguimos ir deitados quase 3h, mas como encheu tanto, ao ponto de haver malta 1h em pé, tivemos de alterar a posição e ficar sentados.

Uma fez lá, depois de tanto tempo, a fome apertava. Almoçar no MacDonald’s, o costume de pobres. Mas sim senhor! Nunca fui a um Mac com tantas loiras por metro quadrado. Todas as empregadas bonitas, olho azul… Não é como ir ao Mac da Praça de Londres e ser atendido por um badameco qualquer que está a fazer um frete.

Neste Mac ainda assistimos a coisas engraçadas: desde uma família de 5 pessoas, todas sentadas do mesmo lado da mesa, ou seja, ocupavam 10 lugares. Não percebemos se estavam chateados uns com os outros ou se queriam fazer amigos. Ou então, por exemplo, muitíssimas miúdas dos seus 15, 16 anos que se vestiam como se tivessem 25-30, ultra pintadas. Resultado, três tugas a comentarem miudinhas no meio de um lugar ultra social que era o Mac…..

Depois de nos desembaraçarmos do MINI jet set de Estocolmo fomos ter com os outros e combinar a dormida e o que fazer até o jogo. Bom, começa aqui a aventura! Ficou decidido que íamos dormir a casa de um rapaz francês que eu nunca tinha visto, porque com certeza não haveria problema! Telefonei à amiga da minha Avô a agradecer, e fomos deixar as coisas a um cacifo para depois do jogo ir buscar. Bancámos 50SEK por 24h de cacifo e fomos. City Hall, mais uns passeios e outro MacDonald’s para os outros comeram e a hora do jogo a aproximar. Fomos para junto do estádio, muita festa e Portugueses em minoria! Lá entramos depois de uns desencontros para receber os bilhetes e de termos sido revistados de um modo muito eficaz, 3 segundos, mais ou menos!

O Estádio tinha pilares a suportar a bancada de cima, e estávamos longe para burro. No primeiro lugar em que me ia sentir, nem se via a baliza (que se veio a revelar não ser preciso dada a prestação). Depois de umas trocas só não se via bem um canto do campo, mas empurrava uma massa ao meu lado, que era o Ci e conseguia ver! Bem, ou é mesmo cegueta! Alguns nem conseguia ler os números… Mas fiquei decepcionado, o mínimo era um golinho. Mas ao menos cantou-se o malhão no estádio! Emigrante é emigrante, é gel, é mandar o árbitro para……, é berros pelo Ronaldo e pela Maria Amélia, é meia branca, é brinquinho, tudo tudo.

Depois do jogo, foi a saga do metro que lá é caro para burro, confuso e com composições gigantes! 4€ por viagem e o metro deve ter 100metros, é um comboio como o que nos trouxe a Goteborg. Fomos para umas zonas de bares…e até vimos um sítio onde se vendia BACALAO! Não era bacalhau.

De volta a casa passamos pela estação central onde íamos buscar as coisas aos cacifos! Era o ias, a estação estava fechada! Indecisão, tentamos ou não tentamos? O francês está à espera, e agora? Não sabíamos onde era a casa, mas decidimos que eles iam indo e nós íamos tentar resolver aquilo. Fomos dar a volta e estava uns seguranças na entrada principal! Batemos à porta, e o homem põe-se a dar um discurso que era o maior, e que nos ia salvar a vida porque se não fosse ele nós não podíamos apanhar o avião, que é preciso saber ler, etc etc! Sim, o homem inventou tudo, porque não havia avião nenhum e também ninguém morria sem as mochilas. O Ramilo por momentos quase que disse que não queria ir lá e voltava na manhã seguinte, mas eu queria lá saber, disse que sim a tudo e ele deixo-me entrar! Depois ainda nos nos veio explicar o que fazer às 5h30 da manhã, e só apetecia responder, “Sim, essa coisa é dormir!”

Corre de novo para o Metro. Depois de 3 telefonemas lá estávamos na plataforma certa e só faltava saber o lado. O problema é que com plataformas com mais de 100m é difícil ver as pessoas! Tudo se fez e lá fomos para casa do Tinbous, acho eu!

No metro ele ia a ver se conhecia malta e quando via alguém conhecido ia pedir colchões, tudo sem sucesso! Então pronto, ele tinha a cama dele, mas havia mais 2 colchões e só éramos 5 para dormir. O resultado poderia ser uma promiscuidade elevada, até mando um esquema da solução adoptada! Foi bom, porque só 4 quiseram o conforto!

Digamos que a noite foi um tanto ou quanto animada! Primeira ideia: COITADO DO FRANCÊS! Com tanto barulho e malta, eu nunca imaginava que ele tinha de ir trabalhar às 8h da manhã de domingo. Foi risos até bem tarda porque a conversa era estúpido até dizer chega! Lá fomos dormir, mas eu a meio da noite tive um espasmo! Parece que a meio da noite comecei a berrar forte e feito! AI ai AI ai AI ai! E nisto o Nuno, que acordou como todos os outros, com um cagaço, percebeu, não sei bem como, que eu estava a ter uma caimbra e esticou-me a perna! Eu só me lembro do que se passou a partir do momento em que me esticou a perna, por isso ainda não sei se os berros são verdade! Imediatamente a seguir caí a dormir!

O resumo é que um ria, o outro ressonava e o outro berrava e o francês continuava a aturar tudo!

Domingo foi um dia normal que começou tarde! Ainda fomos ao hostel pousar as coisas e almoçar decentemente num restaurante, porque o dia anterior foi todo feito à base de Mac, e estávamos ultra fartos.

Posso dizer que ao fim de 48h comecei finalmente a “dominar” o metro de lá! É mesmo muito confuso!

E hoje lá voltamos numa viagem de 5h no comboio!

E agora acabei de ser chamado à cozinha porque tinha umas batatas no armário estragadas! Aqui a sociedade compra tudo mas fica quase tudo aqui, por isso é aqui que aparece tudo estragado!

Bom Peço desculpa por não fazer referencia e pelo comprimento, mas este foi assumido!


Ler mails meus É GUERRA!


Miguel Machado

Sem comentários: