quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Pois é, mas o que é bom acaba depressa! Mails curtos agora só daqui a muito tempo...

Sexta finalmente descobrimos uma cozinha também boa para poder dar descanso ao Vicky que nos tem lá em casa quase todas as semanas.

Entretanto, já cá estou há mais de dois meses e no Sábado passado, percebi que ainda não conheço esta mini cidade. Falaram-me de um parque com uns animais quaisquer e eu não fazia a mais pálida ideia de que se tratava. Bom agora já sei que existe, onde é e de facto estão lá os patos, os veados, as cabras, os alces, etc, etc. A Carla diz que até viu lá animais do Porto e de Lisboa, por isso ainda bem que não fui com ela.
Agora o que interessa, depois de um fim-de-semana em Estocolmo, outro a estudar e outro em Madrid, chegou a vez de Tallinn.

A primeira aventura foi logo domingo de manhã para estar às 8h00 da manhã (ou às 7h45 como os organizadores pediram) na faculdade, não só pela hora como pelo local, Faculdade ao domingo… É de referir que um dos organizadores nos deixou de plantão à espera até às 8h40. Já tudo no autocarro, malas arrumadas, nomes da lista verificados, e finalmente aparece o moço que lá vinha a rir e bem devagar. Mexicano, dá nisto. Ao menos, passados 100km do início da viagem, já estava tudo branco cheio de neve.

Só a parte do autocarro já de si era curta, 5horas, portanto a malta só queria despachar aquilo e de repente, parámos e disseram: "45minutos para almoçar!". Eram 11h da manhã e nós ficámos verdes!

Lá chegámos depois de muito penar e ao virar da última esquina vislumbramos dois barcos espantosos. Eram tão vistosos que pensamos, pelos 70€ que pagámos o nosso barquinho a remos deve estar atrás destes. Atrás não vimos nenhum e portanto tecemos aquele típico comentário: "Era tão bom que fosse o maior…."

Bom, recebemos os bilhetes e lá fomos nós contentes para a fila! Fila errada, está claro! Fomos para a fila de levantar bilhetes para quem comprou pela net. Mas também fomos ao engano porque os Portugueses estão a infiltrar-se pelo Mundo e um dia isto vai ser tudo nosso. Quem estava nessa fila era a Teresa Montalvão e o Tomás Eiró (malta do IST em Erasmus em Estocolmo) e portanto, lá estávamos nós também. Só depois me lembrei que fomos mesmo burros na ida a Estocolmo. Tanta coisa para arranjar sitio para dormir e tinha amigos lá… Uns 15 minutos depois, e antes que chegasse a nossa vez (conseguimos pensar a tempo), percebemos e lá fomos "embarcar", literalmente.

Duas setas, Tallinn e Riga! Era aqui que tudo se decidia. Passadeira gigantesca, Tallinn para a esquerda, Riga em frente. Que barco estava à esquerda? Barco grande, sim senhor, aqui para os meninos de Erasmus. As fotos estão no blogue, www.partiu-e-foi.blogspot.com

1700 Estudantes Erasmus penso que da Suécia, mas não garanto, e na primeira noite houve 1700 Estudantes pelo menos tocados naquele barco. Se não estivessem, pareciam! Ao caminhar pelos corredores, com o que o barco abanou, andava tudo aos S's.

Porquê tanto álcool? Pois isso não sei, mas sei que depois do encontro lá numa das salas antes do barco partir, criou-se uma fila enorme para outro sítio. Quando estava a sair da sala e vejo aquilo fui espreitar e descubro o TAX FREE. Deixámos aquilo para voltar daí a 45min quando já não havia fila.

A primeira noite foi uma desgraça! Peço desculpa, queria dizer bem regada, e para ajudar o tax free, houve um Taco Buffet com cerveja e vinha branco e tinto à descrição. O que se passou naquele buffet até é difícil de explicar. Se calhar dizer que 25% (ou mais) das pessoas eram espanholas e estavam todas juntas, pode ajudar. Foram a quantidade perfeitamente estúpida de comida que cada pessoa levava para a mesa, e muitas vezes nem ingeria, também houve o fantástico pilhanço para o resto da viagem. O Gonçalo e o Nuno tiveram a sorte de ter dois jovens à frente que se deram ao luxo de levar caixinhas para por a comida que iam levar. E na ementa roubada chegou a constar 1/6 de um queijo roquefort. As sobremesas eram qualquer coisa de muito bom! Mesmo assim, o saldo foi negativo, porque com tanta asneira e bebedeira, comeu-se pouco para um buffet daqueles.

A noite foi passada na disco e no bar/disco de onde o Nuno conseguiu ser expulso por 3 vezes devido ao facto de ostentar na sua mão de forma provocante um copo de plástico da casa de banho do quarto com a bebida claramente comprada no tax free. Refiro o Nuno neste processo porque para nós, comuns dos mortais, bastou uma vez. No entanto tem de ficar registado que também chegou a conseguir entrar e estar na sala por mais de 20 minutos sem que a mulher arrogante do costume viesse dizer alguma coisa. Foi uma vitória!

Dessa noite pouco se pode/deve falar em fonte aberta! O Nuno chegou a descobrir uns moços espanhóis (descobrir era fácil, porque era tudo espanhol ali) que quando iam a Portugal pensavam que pagar as portagens era opção, e os dos Portugueses, burros, até as pagavam… Ele descobriu isto quando um lhe disse que lá em Portugal era bom porque havia um sítio nas portagens por onde se passava e não se parava para pagar. Nós explicamos e eles em defesa começam a dizer que também têm o mesmo sistema. Assim só se pode concluir duas coisas, ou os gajos pensam que somos mesmo muito atrasados e não podemos ter um sistema melhor que o deles, ou o rapaz é mesmo muito burro por achar que pagar era uma opção. Imaginem só se em Portugal, a palavra pagar e opção estivesse na mesma frase! Era a casa da Joana… Só mesmo a frase que todos conhecemos: "Não é opção, tem mesmo de pagar!".

Dia seguinte, havia uma visita guiada planeada para as 11h. Já não me lembrava de ter assim um amuo, faz alguns 5anos. Fiquei irritado, mas mesmo irritado e nem foi com ninguém, foi mesmo comigo que fui tenrinho. Levantei-me cedo, tomei banho, acordei a malta, fui ver o barco a atracar enquanto eles se arranjavam e quando voltei pus-me à espera que todos estivessem prontos. O tempo a passar, eu a stressar, a não querer dizer nada e lá saímos do quarto precisamente às 11h. Como era obvio para mim que do quarto até à rua ia demorar, e não é que demorou mesmo! 10min de caminho, e eu que ia à frente nestes percurso, recebo sms's do Matthias, o alemão, a dizer que tinham começado e para eu ir em direcção ao centro atrás do grupo grande. Olhava para trás e ele longe para caraças, olhava para a frente só via corredor. Queria avisá-los mas não queria esperar. Lá os avisei e aumentamos o passo. Vimos o grupo grande, fomos, fomos e fomos e até que chegamos à parte da frente do grupo. Um conjunto de espanhóis com um mapa da mão completamente perdidos, foi isto que encontrámos. A partir daí eu devia estar a deitar fumo de tão irritado de ter esperado. Foi só uma horinha num pedipaper sem pistas, nume cidade desconhecia e com um objectivo móvel, que era o grupo. Quando finalmente os encontramos, foi tipo a luz do meu dia… passei a ficar bem disposto e até já tirava fotos e tudo. Não contei é muito com a ajuda do Ci que se esqueceu de por as lentes. Naquela espera toda antes de sair do barco, tinha perguntado se tinha posto as lentes porque lhe ia mostrar uma imagem no telemóvel. Fora ele dizer que sim, ainda ouvi do menino diz que aqui eu sou o pai. O Nuno faz questão de me lembrar que quando faço estas perguntas pareço um pai e que se está cá não quer que lhe perguntem coisas desse tipo.

É de referir que ter casa de banho dentro do quarto é bom e por vezes mau. O momento da meditação pode saber bem, mas também pode incomodar os restantes seres que ocupam o habitáculo. Não vou dizer nomes mas vou registar que parece que até o segurança da patrulha se queixou quando passou no corredor. Eu não estava lá, contaram-me e eu acredito.

Depois de Tallinn voltámos para o barquinho! Uma viagem muito mais calma que a anterior e muita gente disse que nunca mais ia voltar a beber. Penso que isto é como as dietas, dura menos de uma semana porque a sexta feira seguinte chega sempre antes.

Nesta segunda noite estivemos muito no karaoke que foi uma desgraça porque não fui cantar. Não ia sozinho e sem bebida eles estavam inibidos. E não me vou estender mais porque já ninguém deve ler até aqui.

Fica também para a Patrícia que mesmo sem termos vontade, cada um de nós comprou uma embalagem de M&M's azuis das grandes. e o Nuno até proferiu uma declaração para escrever no mail que passo a citar: "A paisagem é branca salpicada de M&M's azuis!"

Depois das horas todas no barco em que ainda se dormiu bem, passamos de novo para as 5horas de autocarro onde se ouviu ressonar… e onde se marcaram muitíssimos golos de cabeça. Estão filmados mas não são ser disponibilizados por falta de permissão dos actores.

Assim termino de forma breve depois de o Nuno ter vindo aqui ao meu quarto e novamente ficar com inveja que aqui está quentinho sem ligar o aquecedor. A principal razão da visita é que agora deve ir para ali umas limpezas que até me vieram pedir o aspirador. Vai ser a 1ª vez desde que chegamos que os quartos do Ci e do Ramilo vão ver uma limpeza profunda!

Será que vai haver outro passeio destes em breve? Rezem para que o mail seja curto.

Sem comentários: