domingo, 21 de dezembro de 2008

O derradeiro dia chegou e hoje lá para as quatro da manhã temos um mega táxi (para oito pessoas) estará aqui à porta para nos levar para o Aeroporto. Depois de 112 noites na Suécia, depois de muitas lavagens de roupa, depois de muitas viagens de autocarro e tram, depois de muitos passeios, depois de muitas idas ao supermercado a pé, depois de muitos pacotes de lenços, depois de quase um sabonete para lavar as mãos (porque sabonete líquido podia levar a que mais malta o utilizasse), depois de quatro desodorizantes e meio, depois de despachar muita coisa para o lixo, depois de muitos e-mails, depois de muitos minutos ao frio à espera nas paragens de autocarro, depois de muitos novos amigos, depois de quatro meses, depois de um grande investimento, depois de novos métodos de trabalho, depois de cozinhar muitas vezes e depois de muito mais, chega ao fim o meu Erasmus que tanto tempo me levou a convencer-me mas que acabei por fazer e sem qualquer arrependimento.

Esta última semana foi muito boa, mesmo apesar do exame de sexta-feira ter borrado tudo, mas como era opcional…

Na segunda-feira depois do primeiro exame marcámos pool e lá fomos nós à noite. A sala não é das mais quentes do edifício e o Nuno no caminho para a sauna passou por lá de t-shirt, fato de banho e chinelos, o que provocou na Kristin arrepios e tudo. Lixou-se por a Sauna estar desligada e demorar quase uma hora a aquecer, mas foi o momento de relaxe dele que ter um exame na manhã seguinte.

Por falar em salas quentes, tenho a dizer que o meu aquecedor do quarto funcionou ao longo do Erasmus mas muito pouco. A regra é que os quartos só têm de estar a 19ºC e para tal o aquecedor funciona quando é necessário para aquecer a parede por baixo da janela e é assim, mais que suficiente. Como é lógico que aqui ando na maior em casa de boxers e t-shirt, sempre sem frio.

Durante terça, quarta e quinta andei preso entre duas celas, o meu quarto de Ostkupan e a Biblioteca de Chalmers. Aprendi coisas e por isso é que não chateou estudar, mas é irritante gastar o tempo (sim porque não foi perdido) a estudar para não ver sumo depois de espremer o estudo. Mas sei o que é cultura, em que níveis se divide e que as crenças são as partes mais difíceis de alterar numa cultura. Também sei que gerir cultura só é possível com muito tempo.

Na sexta-feira, dia do exame, lá se foi à faculdade para tentar responder à panóplia de perguntas puramente teóricas e depois disso, festa. Fui muito bom, porque eu criei um grupo na internet para a malta da minha turma estar mais unida, haver uma transmissão de ideias rápida e tudo mais e esse trabalho foi reconhecido quando recebi uma mensagem de um dos membros que dizia o seguinte:

 

Guys!!!!

As you might know, Miguel, et al. 2008, is coming back to Portugal, and we want to thank him his legacy on the facebook.


After the MOCI exam 2-6 pm we are planning to go to an afterwork, please make your suggestions.
Then FOR SURE!!! we are going to Rio Rio and get drunk, dance salsa and fun over a boat!!

Don’t miss this great event because it will be free salsa lesson giving by Chris, Benoit and myself!!!!

 

Portanto, o meu rasto ficou marcado e não o que dele vão fazer, mas feliz já estou. E então, depois do exame lá fomos comprar umas pizzas, umas cervejas e jantar para casa da Iveet, autora da ideia. Aí vi que as minhas condições aqui neste prédio são muito boas. Grande jantarada numas águas furtadas, cujas fotos não sei se vou chegar a ter mas estão no facebook para quem quiser ver.

Como não sou o único empreendedor aqui na Suécia (aliás, aqui sou mesmo pouco empreendedor tendo em conta que para esta malta é tudo a uma velocidade) havia depois do jantar uma festa de despedida para os alunos de Erasmus num bar/discoteca. Foi sim uma grande noite e marcou a despedida pelo menos a mim enquanto estudante que vai voltar para a “terra”.

A ida para foi longa e morosa morosa por estupidez minha, uma vez que decidi ir andando mais cedo mas cheguei a casa à mesma hora do Nuno e do Gonçalo.

Ontem foi a vez da despedida dos Portugueses que vivem em terras longínquas como o Porto e Coimbra, com quem convivemos todos estes quatro meses, desde a segunda refeição na faculdade até hoje. Com quem muito aprendemos e a quem pudemos ensinar algumas coisas. De quem muita falta vamos sentir por as nossas casas deixarem de estar a menos de 5km umas das outras e com quem muito vamos contar para descobrir um pouco mais do nosso país.

Fui um jantar calminho, baseado em chouriços, presunto, pão, bacalhau que fez com que o plano de fuga do Vandame para ir a outra festa antes do Festu caísse por terra. E finalmente fui a um Festu porque consegui comprar os bilhetes com tempo, que desta vez não era necessário. Foi pena ser o Festu mais pequeno destes quatro meses e não estar muito bom, mas não podia faltar à maior festa da faculdade.

Acabou com a Teresa a querer verter uma lágrima por se despedir, mas a tentar contê-la. E nós voltamos para casa para dormir, plano esse que só pus em prática às 5h da manhã para poder actualizar o blog.

Hoje avizinha-se arrumações, limpezas, passeios e um novo país amanhã. Vou ainda escrever um e-mail à malta da turma a dizer adeus e a deixar um bom filme sobre Portugal, http://www.youtube.com/watch?v=OhsZZz34AEY, mesmo assim muita gente já foi a Portugal continental e ilhas, por isso o turismo em Portugal está a trabalhar a promover o país.

Aprendi muita coisa e grande parte foi sobre a Suécia e os seus 90.000 lagos (deve ser com as poças incluídas, porque são sempre imensas). Tivemos muita sorte com o Inverno, não choveu muito nem houve ventos fortes. Passei a viver dependente do gorro, luvas e cachecol, o cieiro também nunca me abandonou, o meu nariz funcionou melhor que o esperado, sem duvida que amortizei os ténis que comprei para trazer para aqui e tenho a dizer que trazer as botas foi um erro porque apenas as utilizei uma vez, mas nunca se sabe o que vem num país destes. A neve foi uma fraude e andar de bicicleta também. E há um mercado de uma coisa estranha com nicotina que se mete nos dentes porque não se pode fumar em sítio nenhum sem ser ao ar livre, nem no próprio quarto.

Por ver cidades como Estocolmo, Madrid, Tallin, Oslo, Karslatd e Copenhaga.

Sem mais demoras vou arranjar-me para passar à fase seguinte, verificar a estátua mais controversa de Göteborg, o Poseidon.

Um Feliz Natal àqueles que eu não vir e um Próspero Ano Novo. Amanhã pelo meio-dia Português, já estarei na Portela!

 

 

Sem comentários: